História e datas: a memória de "Adeus às Armas", de Ernest Hemingway
- 8 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
FATOS HISTÓRICOS DO DIA
Independência dos EUA
A declaração de Independência dos Estados Unidos é lida em Nova York na presença de George Washington, em 8 de julho de 1770. Ela foi redigida por uma comissão de cinco membros liderados por Thomas Jefferson, baseados no iluminismo. A declaração só é promulgada em 1776.
1711 - O arraial de Ouro Preto é erigido em Vila Rica de Albuquerque.
1790 - Morre Adam Smith, economista britânico.
1838 - Nasce Ferdinand von Zeppelin, alemão inventor do dirigível.

1918 - O escritor Ernest Hemingway foi ferido no front austro-húngaro durante a Primeira Guerra Mundial. Suas memórias de guerra resultaram no livro “Adeus às Armas”.
1951 - Nasce Anjelica Huston, atriz e diretora de cinema norte-americana.
1953 - Os soviéticos bloqueiam a livre circulação entre o lado leste e oeste da cidade alemã de Berlim. Começa a construção de uma fronteira, dividindo a cidade.
1967 - Morre Vivien Leigh, atriz britânica.
1986 - Morre Hyman Rickover, criador da armada nuclear dos Estados Unidos.
DATAS
Dia do Panificador
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador
Aniversário de Ouro Preto
Dia Mundial da Alergia
SANTOS DO DIA
B. EUGÊNIO III, PAPA
Natural de Tívoli, Eugênio III defendeu a Igreja dos Turcos, por oito anos, e se dedicou à reforma da Igreja católica e da Cúria Romana. Ao entrar para a Ordem Cisterciense, onde conheceu São Bernardo, continuou, como Pontífice, a viver a austeridade da vida monacal até à sua morte, em 1153.
SS. ÁQUILA E PRISCA (OU PRISCILA), DISCÍPULOS DE S. PAULO
Amigos de São Paulo, Áquila e Priscila, cônjuges e mártires, são recordados pelo Apóstolo dos Gentios, que elogiou seu testemunho cristão e seu compromisso na formação dos neófitos. A sua casa "ecclesia domestica" era um ponto de referência para as comunidades de Corinto, Éfeso e Roma.
Comments