Mau sinal para Décio Lima, com acachapante derrota em Blumenau no primeiro turno
- Aderbal Machado
- 4 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Lendo matéria sobre os votos em vários municípios do estado dados aos candidatos Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), candidatos ao governo de SC em segundo turno, deparo com estes dados:

Em Blumenau, berço político de Décio, Jorginho venceu com folga: 85.689 votos (43,75%) contra 33.075 votos (16,89%) do petista. A diferença, convenhamos, é gigantesca. Principalmente levando em conta o vínculo pessoal e político do candidato com a cidade.
Isso me fez remontar a uma eleição em que Brizola disputou a presidência e, ex-governador que foi do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, um raro fenômeno eleitoral nacional. Numa das entrevistas, e ante pesquisas que lhe davam boa preferência nesses dois estados em relação aos demais, o repórter perguntou a razão pela qual ele tinha essa preferência no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul e não nos demais estados, ele respondeu: "É que lá me conhecem bem".
No caso da votação de Décio Lima em Blumenau, berço político e onde ele exerceu, inclusive, o cargo de prefeito por duas vezes e sua esposa está, novamente, eleita para a Câmara Federal, cabe a pergunta igual. E a resposta, por analogia, seria a mesma?
Comments