Relatora do caso dos respiradores no CNMP vota pela responsabilização de Carlos Moisés
- 6 de mai. de 2021
- 9 min de leitura
GROSSO MODO – COLUNA DIÁRIA
(coluna de informação e opinião sujeita a chuvas e trovoadas)
NO LIMITE DO FATO
A falta de anestésicos na rede hospitalar de Santa Catarina impede o retorno das cirurgias eletivas que demandam anestesia geral. A denúncia foi feita durante a sessão de quarta-feira (5) da Assembleia Legislativa.
“Para vocês terem uma ideia sobre a situação dos anestésicos em solo catarinense, o número represado de cirurgias eletivas gira em torno de 100 mil, uma verdadeira epidemia. Algumas situações são simples, outras nem tanto, outras evoluíram para urgentes, é um problema. Os anestesistas têm feito verdadeiros milagres com as drogas disponíveis, adaptando antigos anestésicos disponíveis e têm dado lições de como fazer acontecer. Por isso não são liberadas as cirurgias que usam anestesia geral com sedação”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
NOTICIAS ESCOLHIDAS
1 - Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira (5) a proposta que reconhece as atividades dos setores de feiras e eventos como essenciais em Santa Catarina mesmo em períodos de pandemia, epidemia, calamidade e emergência. Dizem os parlamentares que se liberaram casamentos e aniversários, não fará diferença liberar eventos e feiras, pois os cuidados são os mesmos.
2 - Deputado Ivan Naatz, do PL, revelou que a decisão da relatora do caso dos Respiradores no Conselho Superior do Ministério Público, de votar pela responsabilização de Carlos Moisés, foi de uma “felicidade sem tamanho”.

“Foi por terra o argumento do governador de que o MP não havia encontrado indícios de culpa. Precisamos resolver isso em definitivo e o ideal neste momento é que tivéssemos o julgamento depois do posicionamento oficial do Ministério Público”, avaliou Naatz, que fez um apelo pela renúncia do governador.
3 - Jessé Lopes (PSL) reclamou dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que decidiram arquivar projeto de sua autoria que previa a venda da Casa da Agronômica.
“Fui surpreendido com projeto meu arquivado e com os critérios que a CCJ usa para debater projetos. Pega a Constituição e vai ver se está dentro das normas, não importa se você é favor do projeto ou não, para isso existem as comissões de mérito. Não posso ficar olhando meus projetos sendo arquivados”, ponderou Jessé, informando em seguida que pedirá a votação do projeto diretamente no Plenário. Jessé também pediu agilidade à deputada Paulinha (PDT), que é relatora de projeto do deputado que torna público os gastos com a manutenção da Casa da Agronômica.
4 - Bruno Souza (Novo) criticou duramente o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) pela greve contra o retorno das aulas presenciais no município.
“Canalhas da pior categoria, estão deixando há mais de 400 dias crianças pobres sem aulas em Florianópolis. Muitos professores estão constrangidos com a atitude dessa cacalhada, a grande parte gostaria de voltar, mas não pode, são ameaçados, sofrem pressão para não voltar”, declarou Bruno.
Em aparte, Deputada Carminatti (PT) criticou Bruno.
“Quero lamentar que esse conceito de canalha tenha sido utilizado para mencionar trabalhadores que colocam suas vidas em risco.. Ao invés de cobrar dos gestores, botam a culpa nos trabalhadores”, disparou Carminatti.
A deputada convidou o colega a conhecer as estruturas das escolas e denunciou que muitas das máscaras disponibilizadas aos profissionais da educação não têm a qualidade necessária.
TOME NOTA
+ Com 76 votos a favor e nenhum contrário, o Senado aprovou o substitutivo elaborado pela Câmara dos Deputados ao Projeto que amplia as penas por fraudes praticadas com o uso de dispositivos eletrônicos (celulares, computadores, tablets), conectados ou não à internet.
+ Quando Renan Calheiros vira fonte séria de política, é sinal de que estamos atolados no fundo do poço.
+ Na CPI, Mandetta deu informações erradas sobre sua gestão na Saúde, dizem agências de checagem. Novidade...
+ Bolsonaro sugere que CPI da Covid convoque médicos a favor do tratamento precoce. Buenas, se o objetivo da CPI é justiça e igualdade de investigações, certo está. Quem for contra, se arme para contestar na bucha. Simples.
+ Presidente Jair Bolsonaro cogita baixar decreto anulando restrições estaduais de livre circulação. E desafiou, na declaração, que a Justiça derrube.
+ Presidente vetou a prorrogação do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda. Assim, permanece a obrigação de entrega dia 31 de maio. O motivo é que isso prejudicaria investimentos sociais.
+ Digital Day: BB e Sebrae fazem parceria para levar wi-fi a mil cidades.
+ "Prescrição de cloroquina é inadequada, mas não é crime", diz Teich na CPI.
+ Algum jornalista, setorista do Palácio do Governo em Florianópolis ou com acesso à governadora, por acaso perguntou a ela a razão do aumento do ICMS sobre combustíveis?
+ Seychelles, com a maior porcentagem da população totalmente imunizada contra a Covid-19 do que qualquer outro país fechou escolas e cancelou atividades esportivas por duas semanas devido ao aumento dos casos. Traduzindo: a vacinação não resolveu.
+ A CPI da Covid é uma trapaça histórica que se manterá distante da principal questão: a inépcia e a malversação de dinheiro do Erário por parte dos que foram encarregados de tratar da covid. (JR Guzzo)
+ TRF-4 mantém decisão que autorizou porte de arma de fogo para agente penitenciário temporário em SC.
+ Ministério Público denunciou e pediu a prisão preventiva do pastor que teria mandado matar a esposa em Itajaí, bem como do homem e da mulher acusados de executar o crime.
+ Respiradores: um ano depois apenas nove aparelhos estão em uso. Dos 200 respiradores pulmonares comprados por R$ 33 milhões pelo governo de SC, apenas 50 chegaram ao estado; outros 41 não estão aprovados para uso, abandonados no depósito da Secretaria da Saúde.
+ Vejo Mandetta e outros tantos entregando de bandeja sigilos ouvidos e vividos enquanto ministro. Covardão. Sem caráter. Por isso, com todas as suas canalhices, pelo menos nisso Zé Dirceu é exemplo. Perdeu cargo, foi preso, ofertaram delação premiada e ele nunca aceitou.
+ A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de SC discutiu sobre diversas propostas relacionadas à pandemia. Uma delas prevê sanções para quem descumprir a ordem de vacinação.
+ O porto de Itajaí é considerado um dos principais Complexos Portuários do Brasil. Desde 1997, a gestão do porto é feita pelo município de Itajaí. Assim, a infraestrutura permaneceu pública, enquanto a movimentação das cargas ficou com a iniciativa privada. Passados quase 25 anos do início do contrato, um novo edital de concessão deverá definir se a prefeitura continuará ou não responsável pela gestão do complexo portuário.
+ Deputados estaduais aprovaram moção de autoria do deputado Moacir Sopelsa (MDB), apelando ao governo federal por mais atenção às rodovias federais que cortam o estado. Os parlamentares mostraram indignação com os cortes no orçamento que afetaram as obras nas BRs 470, 163 e 280.
+ O deputado Vicente Caropreso, do PSDB, afirmou que a secretária da Saúde, Carmem Zanotto, afirmou em reunião que a vacinação de pessoas com deficiência, contra a Covid-19, deve começar em um mês.
CORONAVÍRUS EM SC
Há 899.768 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 866.711 estão recuperados e 19.198 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 5. A Covid-19 causou 13.859 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,5%.
Esses números representam um acréscimo de 68 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.322 na quantidade de confirmados
CORONAVÍRUS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Nesta quarta-feira (05), Balneário Camboriú vacinou 826 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, o município já vacinou 27.124 pessoas com a primeira dose, destes, 5.117 são profissionais da saúde, 21.662 são idosos com 60 anos ou mais, 77 são idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e 268 são profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas. Já foram aplicadas 18.682 unidades das segundas doses.
Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049, também disponível para tirar dúvidas.
Nesta quinta-feira (06), continua a vacinação em Balneário Camboriú da primeira dose em idosos de 60 anos ou mais e segunda dose em idosos de 66 anos ou mais, além de profissionais de saúde com mais de 40 anos. A vacinação ocorre, das 8h às 17h, no drive-thru localizado ao lado do CEM Ivo Silveira, no Bairro dos Estados e na Unidade Básica de Saúde Central. Nas demais UBS, a imunização ocorre das 8h às 12h e 13h30 às 17h.
CORONAVÍRUS EM CAMBORIÚ
Até às 17h deste dia 5, o município oficializou 4 novos casos positivos Covid-19.
Dos 9.228 pacientes positivos, 8.911 já receberam altas e 137 pacientes vieram a óbito. No momento 180 pacientes estão em tratamento, e, destes, 167 estão em isolamento domiciliar.
Internados em leitos UTI – 7
Internados em leitos de Enfermaria – 4
Internados HCC – 5 pacientes (2 de Camboriú – 3 de Bombinhas)
As pessoas que apresentarem sintomas leves e que necessitarem de atendimento, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa, que atende das 7 às 17 horas. Em casos de sintomas acentuados o paciente deve se dirigir ao Centro de Triagem do Covid-19, localizado no Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC).
Para informações e dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (47) 3365-4623 e (47) 3365-1098. Acesse também: www.camboriu.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.
Nesta quinta-feira, dia 6, das 9h às 17h, acontece mais um dia de Vacinação Contra o Covid-19. Os idosos de 60 a 64 anos de idade serão vacinados em um drive-thru especial montado na Policlínica, localizada na Rua Porto Alegre, nº 300, Bairro Centro. Na ocasião também será realizada aplicação da segunda dose em idosos acima de 65 anos de idade, que já recebeu a primeira imunização, conforme previsto na carteira de vacinação.
Para a aplicação da vacina o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência.
A vacina contra a COVID-19 para os profissionais da saúde em geral acontece com apresentação de documento de identificação com foto, CPF, holerite, crachá ou documento que comprove vínculo empregatício no município.
Ação solidária
Na ocasião da vacina, o idoso também pode aproveitar para doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a famílias carentes, em situação de vulnerabilidade social e as entidades do município.
MENSAGEM DO DIA
Estatutos para o momento presente
- Todos os homens são diferentes. E devem fazer o possível para continuarem sendo.
- A todo ser humano foram concedidas duas qualidades: o poder e o dom. O poder dirige o homem ao encontro com o seu destino, o dom o obriga a dividir com o outro o que há de melhor em si mesmo.
- A todo ser humano foi dada uma virtude: a capacidade de escolher. O que não utiliza esta virtude a transforma em uma maldição e outros escolherão por ele.
- Todo ser humano tem direito a duas bênçãos: a de acertar, e a de errar. No segundo caso, sempre existe um aprendizado que o conduzirá ao caminho certo.
- Todo ser humano tem um perfil sexual próprio, e deve exercê-lo sem culpa - desde que não obrigue os outros a exercê-lo com ele.
- Todo ser humano tem uma lenda pessoal a ser cumprida, e esta é a sua razão de estar neste mundo. E ela se manifesta através do entusiasmo!
Parágrafo único: pode-se abandonar por certo tempo a lenda pessoal, desde que não se esqueça dela, e volte assim que for possível.
- Todo ser humano tem direito à busca da alegria, e entende-se por alegria algo que o deixa contente não necessariamente aquilo que deixa os outros contentes.
- Considerados falta grave apenas os seguintes itens: não respeitar o direito do próximo, deixar-se paralisar pelo medo, sentir-se culpado, achar que não merece o bom e o mal que lhe acontece na vida, e ser covarde.
- Revogam-se as disposições em contrário.
FATOS HISTÓRICOS DO DIA
Nasce Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud nasceu em 1856, na então cidade austrohúngara de Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia). Ele inventou a teoria e a prática da psicanálise, termo criado em 1896. Freud morreu em setembro de 1939. Seu legado teve grande influência na cultura do século XX.
1682 - O rei francês Luís XIV transfere sua corte para o Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris.
1758 - Nasce Maximilien Robespierre, destaque na Revolução Francesa.
1840 - É colocado à venda o primeiro selo de correios do mundo, na Inglaterra.
1889 - A Torre Eiffel foi oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris.
1895 - Nasce Rodolfo Valentino, ator americano de origem italiana.
1915 - Nasce Orson Welles, ator e diretor americano.
1937 - O dirigível alemão Hindenburg explodiu quando se preparava para pousar em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Tinha 36 passageiros e 61 tripulantes a bordo. O gás hidrogênio, usado no gigantesco balão da aeronave, era altamente inflamável. Morreram 36 pessoas – 13 passageiros, 22 tripulantes e um técnico de solo.
1941 - O russo Josef Stálin se intitulou líder do Conselho dos Comissários do Povo e assumiu de vez a ditadura no país da URSS.
1961 - Nasce George Clooney, ator americano.
1967 - Os israelenses conquistam a parte oriental de Jerusalém, na Guerra dos Seis Dias contra uma coalizão de países árabes.
1968 - Revolta estudantil na França. É declarado estado de sítio em Paris.
1992 - Morre Marlene Dietrich, cantora e atriz alemã.
1994 - A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e o presidente francês, François Mitterrand, inauguram o túnel sob o canal da Mancha, o Eurotúnel, que liga os dois países.
1997 - É criada em Haia a organização para a Proibição de Armas Químicas.
COMEMORAÇÕES DO DIA
DIA DO TAQUÍGRAFO DIA DO CARTÓGRAFO DIA DO EX-COMBATENTE DA FEB DIA DA DEFESA DIA DO CONSUMIDOR DIA DO ENGENHEIRO DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
DIA DA CORAGEM
SANTOS DO DIA
Mártires Tiago e Mariano
São Leonardo Murialdo
NOTA FINAL
Privatização dos portos
Deputado Volnei Weber (MDB) alertou para a possível privatização dos portos de São Francisco do Sul e de Imbituba.
“Há rumores cada vez mais frequentes sobre a privatização de dois grandes terminais portuários: São Francisco do Sul e Imbituba. O estado devolveria à União a administração portuária e esta promoveria a privatização”, noticiou Weber.
O deputado pediu que qualquer mudança na gestão dos portos leve em conta a distribuição de recursos nas comunidades, assim como a concentração do poder econômico a partir da privatização.
Weber defendeu que a eficiência e a competitividade também podem ser obtidas com a gestão pública dos portos, além de alertar para a possibilidade de o estado herdar um enorme passivo trabalhista.
Comments