Vereadores formam blocos parlamentares na Câmara Municipal de BC
- Aderbal Machado
- 9 de fev.
- 2 min de leitura
A Câmara de Balneário Camboriú tem, atualmente, dois blocos parlamentares. De acordo com o Regimento Interno do Legislativo, um bloco parlamentar reúne dois ou mais partidos presentes na legislatura, e não pode ser integrado por menos de um terço dos vereadores da Casa.

O primeiro teve a formação comunicada oficialmente no dia 1º de janeiro, com cinco partidos, e, na sessão de 04/02, teve a adesão de mais dois (Cidadania e Podemos). Assim, é formado agora por MDB, PSD, PT, DC, PDT, Cidadania e Podemos, e tem como líder a vereadora Jade Martins (MDB). Dez vereadores fazem parte do grupo: Jade Martins, Elizeu Pereira (MDB), Marcelo Achutti (MDB), Aldemar Bola Pereira (PSD), Elton Garcia (PSD), Eduardo Zanatta (PT), Alessandro Teco (DC), Ciça Müller (PDT), Samir Dawud (Cidadania) e Marcos Kurtz (Podemos).
Também na última terça, foi informada a instituição do segundo bloco. Ele é integrado pelos partidos PL, Novo e PRD, tem como líder o vereador Guilherme Cardoso (PL), e é composto por nove parlamentares: Guilherme Cardoso, Anderson Santos (PL), Asinil Medeiros (PL), Jair Bolsonaro (PL), Kaká Fernandes (PL), Victor Forte (PL), Naifer Neri (Novo), Mazinho Miranda (PRD) e Ricardinho da Saúde (PRD).
O Regimento Interno do Legislativo estabelece que, caso um bloco parlamentar seja dissolvido ou modificado por desvinculação de um partido, a composição das comissões legislativas deverá ser revista, para se observar o princípio da proporcionalidade partidária.
As 12 comissões legislativas permanentes da Casa foram constituídas na sessão de terça-feira, através de acordo entre os vereadores. Elas são formadas por três vereadores, para um mandato de dois anos, e uma de suas principais atividades é a emissão de pareceres (pela aprovação ou pela rejeição) acerca dos projetos em tramitação no Legislativo.
Composição 2025-2026 das comissões legislativas permanentes
Comissão de Justiça e Redação: Jade Martins (MDB), Samir Dawud (Cidadania) e Guilherme Cardoso (PL)
Comissão de Finanças e Orçamento: Marcelo Achutti (MDB), Naifer Neri (Novo) e Aldemar Bola Pereira (PSD)
Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas: Kaká Fernandes (PL), Elton Garcia (PSD) e Mazinho Miranda (PRD)
Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social: Eduardo Zanatta (PT), Aldemar Bola Pereira (PSD) e Ricardinho da Saúde (PRD)
Comissão de Defesa do Consumidor: Kaká Fernandes (PL), Anderson Santos (PL) e Elton Garcia (PSD)
Comissão de Preservação do Meio Ambiente e Turismo: Alessandro Teco (DC), Elizeu Pereira (MDB) e Asinil Medeiros (PL)
Comissão de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente: Kaká Fernandes (PL), Victor Forte (PL) e Ciça Müller (PDT)
Comissão de Segurança Pública e Defesa do Cidadão: Eduardo Zanatta (PT), Samir Dawud (Cidadania) e Jair Bolsonaro (PL)
Comissão de Legislação Participativa: Guilherme Cardoso (PL), Naifer Neri (Novo) e Samir Dawud (Cidadania)
Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público: Ciça Müller (PDT), Elizeu Pereira (MDB) e Kaká Fernandes (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Kaká Fernandes (PL), Anderson Santos (PL) e Jade Martins (MDB)
Comissão de Transparência, Governança Pública e Accountability: Alessandro Teco (DC), Aldemar Bola Pereira (PSD) e Mazinho Miranda (PRD)
Comments