Vox Populi: Lula venceria no primeiro turno em 2022 contra Bolsonaro; agressão à lógica histórica
- 22 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

O levantamento feito pelo Instituto Vox Populi visando à eleição presidencial de 2022 mostra que Lula leva vantagem sobre Bolsonaro. Enquanto o petista tem 43% das intenções de voto no primeiro turno, o atual presidente tem 24%.
Pesquisa com 2 mil pessoas em 119 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e a confiança é de 95%. As entrevistas foram feitas de forma pessoal com pessoas a partir de 16 anos, de todos os estratos socioeconômicos.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos, o petista está 19 pontos percentuais à frente de Bolsonaro:
Lula: 43%
Bolsonaro: 24%
Luciano Huck: 8%
Ciro Gomes: 5%.
João Doria: 2%
João Amoedo: 2%
Branco/Nulo: 9%
Não sabem/não responderam: 5%
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes não são citados, Lula aparece com 33% e Bolsonaro com 19%:
Lula: 33%
Bolsonaro: 19%
Ciro Gomes: 2%
João Amoedo: 1%
Luciano Huck: 1%
Fernando Haddad: 1%
João Doria: 1%
Sergio Moro: 1%
Guilherme Boulos: 1%
Outros: 1%
Branco/Nulo: 15%
Não sabem/não responderam: 24%
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Lula aparece à frente de Bolsonaro, Ciro Gomes e também de João Doria.
Lula 55% x 28% Bolsonaro
Lula 52% x 19% Ciro Gomes
Lula 56% x 14% Doria
Vamos combinar: por mais ciência que exista na metodologia de uma pesquisa - se bem feita e seguindo os parâmetros - esses números são arrasadoramente desmentidos pelas reações naturais das ruas, a meu ver. Mas vamos aceitar que isso possa mudar, embora a pergunta seja: "se a eleição fosse hoje, em quem você votaria". Mesmo assim, e talvez por isso mesmo, pelo momento vivido, fica ainda complicado admitir alguma essência nos números.
A razão maior, contudo, é a lógica histórica, esta pra mim indesmentível: Lula, no auge dos auges da sua força política, em 1989, 2002 e 2006, não conseguiu a façanha. Na primeira eleição, perdeu uma eleição praticamente ganha de Collor por mau desempenho no último debate e, reconheçamos, uma criminosa manipulação editorial da Globo ao divulgar o debate em seus jornalismos, pinçando do debate os piores momentos de Lula e os melhores momentos de Collor. Lula com a imagem de fracassado, cansado, relaxado. Collor altivo, com imagem jovem, vigoroso nas suas investidas. E, também, Lula foi despreparado (achou que a boia estava garantida) contra um Collor minucioso e contundente - enganosamente contundente, mas enfim...
Depois, em 2002, com uma campanha midiática quase perfeita, muito bem elaborada, sobrevoando uma preferência inequívoca do eleitorado, apoio amplo de artistas da Globo - que muda de postura como a gente troca de camisa, dependendo dos interesses - venceu folgado. Mas TEVE QUE IR AO SEGUNDO TURNO.
Depois, em 2006, com força menor, mas ainda quase absoluto, venceu novamente com folga. E de novo TEVE QUE IR AO SEGUNDO TURNO.
Só para registro: Dilma, um poste verdadeiro, venceu duas vezes com a mesma força de Lula, já arrefecida. Nenhuma no primeiro turno.
Por tudo isso, acho risível esses números da Vox Populi. Não agridem só fatores históricos ou a lógica política. Agridem a nossa inteligência.
Comments